segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Te Odeio. Mas Não Te Largo.


Uma discussão com um forista no blog DeusIlusão sobre ateus serem ou não capazes de solidariedade trouxe à tona a figura de Bill Gates e a Microsoft.
Sustentava, esse forista, que todos os milhões doados pela Fundação Bill e Melinda Gates não tem qualquer valor. E não tem qualquer valor porque Bill Gates é podre de rico, tendo amealhado sua fortuna por meio de práticas ilegais como o monopólio do mercado de informática.
O tal forista apresenta-se como liberal mas seu discurso nada fica a dever a um Rui Falcão da vida.
Duas coisas me chamaram atenção nesse debate que esteve muito mais para bate-boca (é difícil manter alguma elegância lidando com certos tipos...).
A primeira:
não é a toa que a esquerda vem, há muitos anos, conquistando corações e mentes. Seu segredo é apelar aos baixos instintos humanos e a inveja rancorosa está no rol. No caso, inveja rancorosa que muita gente por aí nutre pela riqueza e sucesso de Gates, ás vezes sem nem perceber “o que está pegando”.
A segunda:
do jeito que todo mundo esperneia contra Bill Gates e contra a Microsoft, um desavisado bem poderia pensar que sistemas operacionais para Pcs são gênero de primeira necessidade. É como se Gates tivesse açambarcado o estoque mundial de trigo e comprado todo o mercado futuro do produto.

O “argumento” inicial para esse quase-ódio-quase-universal contra a Microsoft é que a empresa teria violado leis anti-truste ao instalar, ou colocar ou que seja, o Internet Explorer como nativo do sistema porque assim o usuário, o dono do pc, iria exercer seu direito de optar pela praticidade ao invés de considerar melhor se dar o trabalho de comprar o outro navegador então disponível, o Netscape. Gente, façam-me o favor! Nem todo mundo está a fim de sair experimentando coisas, "interneticamente" falando. Eu conheço gente que comprou pc com Windows XP trocentos anos atrás e não mudou nem a tela inicial de lá para cá. Olha o tamanho da intromissão na vida das pessoas... Se o cidadão quer usar o mesmo navegador eternidade afora, o problema é dele, ele é o dono do pc. E mesmo assim, de lá para cá quantos navegadores surgiram à disposição de quem queira? De estalo já conto três: Firefox, Opera, Chrome, só os mais populares. O Firefox na verdade é uma boa consequência da tal ação anti-truste da Microsoft, já que a Netscape por fim abriu o código-fonte de seu navegador e disponibilizou-o gratuitamente para usuários e desenvolvedores, sendo que atualmente o Firefox é o segundo navegador mais utilizado no mundo.
De modos que esse é um caso de que entre mortos e feridos, salvaram-se todos nós usuários de internet.

Afinal de contas, qual foi o crime da Microsoft? Foi criar e disponibilizar um sistema operacional ao alcance da patuléia, em termos de preços e manuseabilidade. Que o diga esta representante da patuléia aqui.
Quando comprei meu primeiro pc, um XP Starter Edition com processador Celeron D, 40gb de Hd e memória RAM de 128mb, internet discada (vixe, pré-história!), tudo que sabia sobre o bicho era que tinha de por o plugue na tomada.
Matei aquele pobre coitado daquele pc, pois aprendi tudo sobre esses assuntos de informática básica fuçando nele.
Aliás, sempre considerei o Windows bem amigável, ao contrário de muita gente que o chama de ruindows. Aprendi muito com  ele, tanto que hoje em dia só levo meu pc ao técnico se o problema for físico. Tudo que diga respeito a software faço eu mesma.
Nunca me senti impedida de usar softwares de terceiros; quando algum teima comigo, lá me vou aos fóruns especializados e ainda não houve vez em que não resolvesse problemas de incompatibilidade e isso que sou do tipo espírito aventureiro, adoro novidades. Só os reprodutores de vídeo, se não experimentei todos cheguei perto.
Acho que uma parte da birra do povo com o Windows é preguiça de pesquisar para ao menos tentar resolver o problema.
E a outra parte, bem maior, é, sinto muito ladies and gentlemens, inveja do sucesso alheio.

E uma nota de pé de página: ainda que a Microsoft fosse a vilã da estória, não seria vilã sozinha. O Windows é caro; o Linux é de graça. Cadê que o povo está usando o Linux em qualquer das distros por aí a rodo, como usam Windows?
A lógica de mercado é a lógica de mercado. Se todo mundo só usa Windows, os desenvolvedores de softwares vão desenvolver produtos para Windows. Uma das coisas que impedem as pessoas de migrarem para Linux é uma suposta dificuldade de lidar com o sistema. Até pode ter sido verdade em tempos de antanho, não é mais. Outra é que vários programas e jogos não rodam em Linux. Nem isso é mais tão verdade assim e à medida que mais gente passe a usar esse sistema os desenvolvedores vão trabalhar com Linux também.
Recentemente instalei o Ubuntu (uma das distibuições, ou versões, Linux) e todo trabalho que tive foi gravar a imagem ISO disponibilizada no site* e usá-la para instalar o novo sistema, tarefa para a qual só precisei ler alguns tutoriais** e baixar um programa*** que grava ISO em dvd. Fiquei surpresa, o Ubuntu é ainda mais fácil de lidar que o Windows.
É isso, povo: se não gostam da Microsoft, parem de usar o sistema operacional dela, ao invés de ficar com essa hipocrisia toda. 

para fazer download do Ubuntu:  http://ubuntu-br.org/download 

 

** site com tutorial de instalação do Ubuntuhttp://canaltech.com.br/tutorial/linux/Guia-como-instalar-o-Ubuntu-Linux/  

 

*** tutorial de uso do gravador de imagem ISO  ImgBurn com link para baixar o programa:  http://www.baboo.com.br/tutorial/tutorial-imgburn/

4 comentários:

  1. Shirley
    Vou confessar que não entendo nadica de nada da política de Microsof, Windows, Netscape e nunca ouvi falar de Ubuntu, mas, admiro profundamente quem está por dentro do assunto e com a evolução do mundo cibernético.
    Sei que sou uma fremente usufruidora de todos estes sistemas, softwares e etc e tals e uso o Firefox como navegador. O IE só usei quando comecei na Internet em 2006.
    Entendo um pouco de Html, Css, javascript, alguns códigos de edição de texto, imagens. Acho que sou bem limitada rsrsrs

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana.

      Eu me interessei na época, achei um absurdo que punissem a empresa, por ser competente, para beneficiar os menos competentes e também pelo príncipio embutido nisso tudo, de querer determinar o que as pessoas devem fazer com suas vidas.
      Não penso que caiba o termo 'limitada' você focou no que te interessava mais, eu só estou aprendendo agora sobre HTML, CSS, essas coisas.

      um abração!

      Excluir
  2. Legal, quero deixar aqui registrado que o Ubunto é ótimo, segundo meus amigos e eu tb que rodo o meu através de um cd, que eles doam gratuitamente.(não precisam ter preocupações com virus e nada no gênero)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adam!
      Eu li que é bom usar firewall, que baixa pelo próprio Ubuntu. Estou gostando tanto desse sistema que estou pensando em instalar usando todo o hd, não só em partição, junto com o Windows. Vai depender de testar mais algumas funcionalidades.

      Excluir